segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto: Fotografia e Arte

Professora de Arte Lúcia Helena Tressoldi - 6º ao 9º ano


Objetivos: Despertar nos alunos o interesse e gosto pela fotografia, bem como conhecer algumas técnicas de planos e perspectivas de enquadramento das fotos. Valorizar o trabalho em grupo, iniciativas e tomadas de decisão.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto:"O Ovo Terrestre"

Professor de Ciências Luiz Guilherme de Sant'anna

Objetivo: Compreender as camadas internas do planeta através da comparação com as camadas de um ovo de galinha cozido.

Metodologia:

Cada aluno da turma do 6º ano H trouxe um ovo cozido para a sala de aula no dia combinado com o professor. Os alunos desenharam na casca de seus respectivos ovos os contornos que representavam as placas tectônicas, a partir de um desenho apresentado pelo professor das placas originais. As crianças tiveram a liberdade de pintar da maneira que quisessem seus ovos, respeitando apenas as linhas já traçadas.
Após terminado o trabalho artístico os alunos, um a um, eram avaliados oralmente pelo professor, onde eles falavam que o ovo representava a crosta terrestre, que é dividida em placas tectônicas, tendo em seu interior a clara, representando o mato, e a gema representando o núcleo da Terra. Após todos passarem por essa avaliação oral, o professor abriu cuidadosamente com uma faca um dos ovos, para que as crianças tivessem uma visão do que seria a Terra cortada ao meio.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto: "Comparação de solos em crescimento vegetal"

Este projeto foi desenvolvido com intuito de comparar o desenvolvimento do feijão em diferentes tipos de solo, compreendendo a importância deste no crescimento vegetal.
Metodologia:

Os alunos da turma do 6ºH  juntamento com o professor de Ciências - Luiz Guilherme Simões de Sant'anna trouxeram vasos feitos de garrafas PET contendo em cada um deles um tipo de solo: terra preta; terra vermelha; areia grossa; e pedras.
Para que ficasse bem balanceado, o professor separou quais alunos deveriam trazer cada tipo de amostra.
No dia combinado todos plantaram 2 a 3 grãos de feijões em seus respectivos vasos, e regaram de maneira uniforme, acompanhados pelo professor. Todo procedimento foi feito em sala para que não houvesse diferenças  durante o processo.
Os alunos têm acompanhado o desenvolvimento de seus feijões dia-a-dia dentro de sala, e relatado passo a passo em seus cadernos, porém suas intervenções com as plantas (pegar ou regar) só ocorrem durante as aulas de ciências.


    

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Inclusão Social: "Incluir é Viver!"

 A Escola E.M.E.F. "Ramão Gomes Portão", trabalhou a semana da conscientização a respeito da importância da inclusão social.

A escola promoveu atividades em grupos, palestras, vivências  e discussões que proporcionaram aos alunos experiências de aprendizagens significativas e momentos de reflexão.

O Evento foi um sucesso!

No dia 14/05 - Aconteceu a Palestra: "Inclusão Social", dirigida pelo Srº. Marcos Augusto da Silva Bento - Psicólogo Educacional do PROMAE, para os alunos dos 6º anos.




Os alunos ficaram encantados com a palestra desenvolvida pelo psicólogo, que relatou fatos de sua vida,  seus desafios e  a superação das limitações que não o impediram de conquistar seus objetivos.

Nas aulas de Informática Educativa os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades sob a pespectiva de quem vive com algum tipo de deficiência.

Este momento foi muito importante, os alunos realmente vivenciaram, foram ao encontro das dificuldades vividas pelos deficientes e refletiram sobre a importância da inclusão.