quinta-feira, 16 de junho de 2011

Divulgação do Projeto Escola Viva

Professores e alunos do 1º ao 5º ano iniciaram em Maio a divulgação do Projeto Escola Viva pelo Bairro São Dimas. Veja algumas fotos abaixo:








quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto "Escola Viva"

A escola exerce papel fundamental na contribuição para  a  conservação e preservação do meio ambiente. Para isso, foi pensado o uso de diversas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, orientando alunos, funcionários, pais e comunidade. Assim, no decorrer do Projeto "Escola Viva" espera-se modificar de forma significativa as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor. 
Assista um dos vídeos que está sendo trabalhado pelas professoras nos Ciclos I e II.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

HTPC do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano

    Ensinar a ler e escrever exige um estudo constante para conhecer como as crianças aprendem as práticas de linguagem e as atividades fundamentais em classe. E, pensando nesse contexto foram trabalhados com os professores alguns caminhos para fazer toda a turma avançar.
    O htpc acontece toda  segunda-feira das 18h às 20h com os professores do 1º ao 5º ano, Pré-Escola, Contraturno e a coordenadora Luci Mary.





Inclusão

    Os professores de 1º ao 5º ano estão fazendo um trabalho de Inclusão com seus alunos - Uma semana de cada mês.                                         
                                                   
  "É essencial compreender que não existem pessoas melhores ou piores, mais inteligentes ou destituídas de cognição. Sabe-se que a perfeição, simplesmente, não existe. Existem pessoas diferentes. Somente diferentes. E a propósito disso, se pode dizer: que monótono seria a igualdade".






Combate ao Abuso Sexual Infantil e Adolescente

A escola trabalhou a Semana do Combate ao Abuso Sexual Infantil e Adolescente com a participação dos pais, alunos, professores e comunidade.


Reunião Bimestral

Nossa reunião aconteceu em maio e os professores de 1º ao 5º ano fizeram uma exposição dos trabalhos dos alunos.


Projeto PIC

A professora Gerusa do 5º ano PIC realizou um trabalho maravilhoso com as crianças.

     Você Sabia que...
   O Pequeno Príncipe foi escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944. Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa. Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças!
Um rei pensava que todos eram seus súditos, apesar de não haver ninguém por perto. Um homem de negócios se dizia muito sério e ocupado, mas não tinha tempo para sonhar. Um bêbado bebia para esquecer a vergonha que sentia por beber. Um geógrafo se dizia sábio mas não sabia nada da geografia do seu próprio país. Assim, cada personagem mostra o quanto as “pessoas grandes” se preocupam com coisas inúteis e não dão valor ao que merece. Isso tudo pode ser traduzido por uma frase da raposa, personagem que ensina ao menino de cabelos dourados o segredo do amor: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.
Antoine de Saint-Exupéry via os adultos como pessoas incapazes de entender o sentido da vida, pois haviam deixado de ser a criança que um dia foram. Entendia que é difícil para os adultos (os quais considerava seres estranhos) compreender toda a sabedoria de uma criança.
Desta fábula foram feitos filmes, desenhos animados, além de adaptações. Muitos adultos até hoje se emocionam ao lembrar do livro. Talvez porque tenham se tornado “gente grande” sem esquecer de que um dia foram crianças.
    Para saber mais e se divertir com O Pequeno Príncipe acesse http://www.opequenoprincipe.com/
















Aula de Campo - Semente do Amanhã




“Para criar métodos eficientes para instrução das crianças em idade escolar, no conhecimento sistemático, é necessário entender o desenvolvimento dos conhecimentos científicos na mente da criança”. Vygotsky.

    Com as aulas de campo o professor consegue motivar seus alunos para as descobertas.
    Estas aulas vieram ajudar muito, pois, os professores usaram como incentivo e motivação para dar continuidade ao trabalho com o Meio Ambiente. É essencial aguçar nos alunos novos saberes e convidá-los a instigar a exploração e a investigação dos conhecimentos científicos, a compreensão da ação humana no ambiente, o papel dos recursos tecnológicos no cotidiano, a reflexão e a contextualização cultural dos conceitos científicos.


Combate a Dengue

Devido a tantos casos de Dengue a professora Rita do 2º ano C e a professora Maria Cristina do 5º ano G,  fizeram um trabalho com as crianças em cima do livro “DENGUE NUNCA MAIS” e construíram “Mata mosquito” para espalhar pela escola. Este utensílio captura todos os tipos de pernilongos inclusive os da Dengue. 








Inspetores do Desperdício Projeto Educação Ambiental

1-        Este projeto está sendo desenvolvido pelos professores e alunos do 1º ao 5º ano e tem como objetivo:
  •          Transformar os hábitos das crianças para a vida (saúde) de nosso Planeta e conscientizá-los sobre o uso consciente da água e da energia elétrica.




            

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto: Fotografia e Arte

Professora de Arte Lúcia Helena Tressoldi - 6º ao 9º ano


Objetivos: Despertar nos alunos o interesse e gosto pela fotografia, bem como conhecer algumas técnicas de planos e perspectivas de enquadramento das fotos. Valorizar o trabalho em grupo, iniciativas e tomadas de decisão.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto:"O Ovo Terrestre"

Professor de Ciências Luiz Guilherme de Sant'anna

Objetivo: Compreender as camadas internas do planeta através da comparação com as camadas de um ovo de galinha cozido.

Metodologia:

Cada aluno da turma do 6º ano H trouxe um ovo cozido para a sala de aula no dia combinado com o professor. Os alunos desenharam na casca de seus respectivos ovos os contornos que representavam as placas tectônicas, a partir de um desenho apresentado pelo professor das placas originais. As crianças tiveram a liberdade de pintar da maneira que quisessem seus ovos, respeitando apenas as linhas já traçadas.
Após terminado o trabalho artístico os alunos, um a um, eram avaliados oralmente pelo professor, onde eles falavam que o ovo representava a crosta terrestre, que é dividida em placas tectônicas, tendo em seu interior a clara, representando o mato, e a gema representando o núcleo da Terra. Após todos passarem por essa avaliação oral, o professor abriu cuidadosamente com uma faca um dos ovos, para que as crianças tivessem uma visão do que seria a Terra cortada ao meio.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto: "Comparação de solos em crescimento vegetal"

Este projeto foi desenvolvido com intuito de comparar o desenvolvimento do feijão em diferentes tipos de solo, compreendendo a importância deste no crescimento vegetal.
Metodologia:

Os alunos da turma do 6ºH  juntamento com o professor de Ciências - Luiz Guilherme Simões de Sant'anna trouxeram vasos feitos de garrafas PET contendo em cada um deles um tipo de solo: terra preta; terra vermelha; areia grossa; e pedras.
Para que ficasse bem balanceado, o professor separou quais alunos deveriam trazer cada tipo de amostra.
No dia combinado todos plantaram 2 a 3 grãos de feijões em seus respectivos vasos, e regaram de maneira uniforme, acompanhados pelo professor. Todo procedimento foi feito em sala para que não houvesse diferenças  durante o processo.
Os alunos têm acompanhado o desenvolvimento de seus feijões dia-a-dia dentro de sala, e relatado passo a passo em seus cadernos, porém suas intervenções com as plantas (pegar ou regar) só ocorrem durante as aulas de ciências.


    

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Inclusão Social: "Incluir é Viver!"

 A Escola E.M.E.F. "Ramão Gomes Portão", trabalhou a semana da conscientização a respeito da importância da inclusão social.

A escola promoveu atividades em grupos, palestras, vivências  e discussões que proporcionaram aos alunos experiências de aprendizagens significativas e momentos de reflexão.

O Evento foi um sucesso!

No dia 14/05 - Aconteceu a Palestra: "Inclusão Social", dirigida pelo Srº. Marcos Augusto da Silva Bento - Psicólogo Educacional do PROMAE, para os alunos dos 6º anos.




Os alunos ficaram encantados com a palestra desenvolvida pelo psicólogo, que relatou fatos de sua vida,  seus desafios e  a superação das limitações que não o impediram de conquistar seus objetivos.

Nas aulas de Informática Educativa os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades sob a pespectiva de quem vive com algum tipo de deficiência.

Este momento foi muito importante, os alunos realmente vivenciaram, foram ao encontro das dificuldades vividas pelos deficientes e refletiram sobre a importância da inclusão.






segunda-feira, 11 de abril de 2011

Descontração

A escola E.M.E.F. "Ramão Gomes Portão" comemora aniversário de professores e funcionários dos meses: Janeiro, Fevereiro, Março e Abril, juntamente com o aniversário da diretora Luzia de Castro Gama Mendes da Silva.


Momentos de descontração, harmonia e alegria contagiaram a todos.







A todos que fazem parte desta linda equipe, o nosso muito obrigado!