quinta-feira, 15 de março de 2012

2º Ano D - Professora Francisca

 Com o desenvolvimento e sucesso do projeto ”Escola Viva” e conscientização para um mundo melhor o projeto interdisciplinar do 2º ano D “AZUL E LINDO PLANETA TERRA, NOSSA CASA” (de autoria de Ruth Rocha) vem mostrar que: para “a Terra continuar a nos oferecer tudo aquilo de que precisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa sendo que da nossa casa nós podemos nos mudar, da Terra não.”
Este projeto promove discussões sobre a proteção dos recursos naturais, manejo de solo, poluição do ar e uso racional da água, proteção dos animais e equilíbrio da natureza, utilizando uma linguagem simples, clara e direta.
As crianças estão com grande interesse e envolvimento nesta proposta de trabalho e contamos com total apoio da coordenação e direção escolares.
Segundo Paulo Freire “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Alunos e professora Francisca de Marins Silva.



quinta-feira, 8 de março de 2012

1º ANO B – PROFESSORA : SARA


LIVRO: A PASTORINHA

Como culminância do projeto de adaptação, “ Conhecendo e Valorizando os Amigos”; observei a importância da história da “ Pastorinha”, onde as diferenças puderam ser expostas e bem aceitas; reconhecendo o valor de uma verdadeira amizade.
As crianças tiveram um grande interesse pela atividade, onde a predominância da percepção sobre o real esteve presente em todos os momentos.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Premiação da Olimpíada Municipal de Matemática

Dia: 05/12/2011
Hora: 18h.
Local: VIVART

Aluno Classificado para receber premiação:
Elias Ezequiel dos Santos- Profª Cláudia Valéria M. M. Oliveira.

Classificados para a 2ª Etapa da Olimpíada de Matemática

Parabéns aos nossos alunos.

  1. ALINE CRISTINA C. DE ABREU - EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano G
  2. ELLEN CAROLINE M M DE CAMPOS  EMEF - Ramão Gomes Portão 5º Ano G
  3. GABRIEL HENRIQUE  S G CORDEIR  - EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano G
  4. ISRAEL GONÇALVES QUEIROZ  -  EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano G
  5. LÍVIA MOLLICA - EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano G
  6. ANA CAROLINA DA SILVA LUIZ  - EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano T
  7. ANNA LÍDIA RODRIGUES CORREA - EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano T
  8. DAMYLA COSTA P. BARBOSA  -  EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano T
  9. GUILHERME HENRIQUE M CALDAS - EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano T
  10. ISABELA CRISTINA LOPES - EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano T
  11. MARCELA RIBEIRO DE M. RAMOS - EMEF Ramão Gomes Portão 5º Ano T
  12. BRUNA APª PEREIRA L.DA SILVA - EMEF Ramão Gomes Portão 4º Ano F
  13. ELIAS EZEQUIEL DOS SANTOS - EMEF Ramão Gomes Portão 4º Ano F
  14. JOSÉ VITOR R. DE OLIVEIRA  - EMEF Ramão Gomes Portão 4º Ano F
  15.  LUCAS MOREIRA -  EMEF Ramão Gomes Portão 4º Ano F
  16. MAYCON DOUGLAS  L NOGUEIRA -  EMEF Ramão Gomes Portão 4º Ano F
  17. MELISSA DE PAIVA BRANCO  - EMEF Ramão Gomes Portão 4º Ano F

Povinha Brasil

Os alunos do 2º ano C realizaram em Setembro a Provinha Brasil de Matemática


Olimpíada Municipal de Matemática


Os alunos do 4o F e do 5os anos participaram da 1ª etapa da Olimpíada de Matemática em Setembro

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Dengue

    Este Projeto justifica-se, devido ao número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, a nossa Escola resolveu abraçar e disseminar esta campanha pelo bairro, com o fim de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem nesta luta contra o mosquito AEDES AEGYPTI, o causador da dengue.

    OBJETIVO:
    Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
                                           Palestra para os pais


  • Aproveitando a Palestra Informativa sobre a Dengue, Dona  Luzia distribuiu verduras de nossa Horta para os pais que compareceram.


 



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto: Meio Ambiente – Meu Ambiente

Professora: Ana Lúcia Santos Silva
Público Alvo: 7º e 8º Anos

Trabalho de Campo sobre as transformações ocorridas no bairro onde a escola está situada levando em consideração a mudança e degradação ambiental ocorrida ao longo dos anos sendo comparadas através de fotos e entrevistas de moradores antigos residentes no bairro.
Levando em consideração a questão ambiental; infra-estrutura e o que se pode ser feito para se chegar a paisagem dos tempos antigos com a preocupação com a arborização local e o destino do lixo gerado pela comunidade;
                                                

Projeto “RIO VIVO”

23/08 Premiação pelo melhor desenho sobre O MEIO AMBIENTE ao aluno Vinícius Moreira do 9º N no Projeto “RIO VIVO” idealizado pela TV Bandeirantes de Comunicação.

“De que adianta a evolução se o Mundo está diante da destruição?”
Vinícius Moreira

PORTA RETRATO ECOLÓGICO

Na semana que antecedeu A COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS - realizada no dia 12/08 - os alunos do 6º ao 9º Ano juntamente com os professores confeccionaram UM PORTA RETRATO ecologicamente correto para os pais.
Material utilizado:
Papelão; jornal; retalhos de pano; cola e tesoura.

BRINQUEDOLÂNDIA

·        Iniciou-se no dia 11/08 a BRINQUEDOLÂNDIA – essa oficina tem como objetivo valorizar o lixo, transformando-o em riquezas pedagógicas. As crianças acompanham, ajudam na construir, na preservação e se divertem com os brinquedos. Estamos na fase da construção.




 



Horta na Escola

A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para
a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis”. (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Temas Transversais:Meio Ambiente e Saúde, página 15.)

O primeiro passo que a escola adotou para trabalhar a Educação Ambiental foi criar, na escola, ambiente capaz de envolver os professores e desenvolver, nos alunos, capacidades específicas que lhes permitam compreender a diversidade da vida no Planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o Meio.
·        JARDIM AROMÁTICO,  JARDIM ORNAMENTAL  e  HORTA – envolve diretamente o trabalho dos alunos com a natureza em sua forma mais sublime. Tem por objetivo despertar, nos alunos, o interesse pelo cultivo de plantas e flores; Tornar os jardins e a horta da escola um local pedagogicamente ativo; Valorizar o espaço em questão, a fim de que os professores das diversas áreas do conhecimento possam explorá-lo também, enriquecendo suas aulas; Conscientizar sobre a importância da preservação das plantas.
08/06 – Início das plantações nos canteiros. Há um Calendário que constam os dias que cada sala deve cuidar dos jardins, da horta e os dias de usá-los como laboratório. Essas aulas são registradas no Portfólio digital – aula de Informática.


Criatividade, Boa Vontade e Reciclagem andam juntas

Sistema de irrigação (asperssor) construído com garrafa pet; pedaços de madeira e mangueira

·        ARTE COM RECICLAGEM – cada professora reúne, com seus alunos, materiais limpos e secos que possam ser reutilizados em atividades lúdicas. Uma história é usada como inspiração para que cada um crie um personagem ou um mural.  Essas oficinas acontecem mensalmente e têm por objetivo desenvolver atitudes de cuidado com o ambiente estabelecendo um destino adequado ao lixo, evitando o desperdício de materiais. A última oficina foi realizada em 27/07.

·        No dia 01/08 os alunos do 5º ano iniciaram a COMPOSTAGEM, uma mistura de resíduos oriundos de diversas fontes, aparentemente sem uso ou valor que pode ser reunido para a formação de um adubo. Este será usado na horta.



Provinha Brasil
Os alunos do 2º ano realizaram a Provinha Brasil de Matemática.
Resultado: Nível 4.







segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Desfile 7 de Setembro da E.M.E.F “Ramão Gomes Portão”


A escola E.M.E.F “Ramão Gomes Portão” foi   terceira escola a desfilar no dia 7 de setembro e entrou na avenida  com o intuito de conscientizar  àqueles que assistiam ao desfile sobre a importância da leitura como forma de modificar o MUNDO.

Pelotão de 150 Alunos desfilando na Avenida
 
Avenida
  Equipe gestora, professores e funcionários
          Desfila junto com os alunos
Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo “Um país se faz com homens e livros”
 foi tema do desfile da escola Ramão Monteiro Lobato

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Gabarito do Simulado dos 5º anos e Semana do Folclore


























Os professores trabalharam durante o mês de Agosto o tema  FOLCLORE e encerramos com uma bela festa cheia de apresentações e alegria.
  




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Parabéns aos Nossos Estudantes

Ser Estudante
Ser estudante é pensar no amanhã

É despertar para um mundo melhor
É pensar em um futuro promissor
E sentir na alma a vontade de vencer
Enriquecendo-se de verdadeiros conhecimentos
culturais, tecnológicos, dedicação, pesquisa e saber.
Ser estudante é ser vibrante em suas leituras
Ser acertante em suas convicções
Buscando o caminho de retidão para o amanhã.
Ser estudante é não ter medo de errar
Mas procurando consertar o que ficou de errado
Ser estudante é despertar a eloquência divina
Que um dia lhe foi concedida para lutar e vencer.
Uma luta de harmonia, sabedoria, amor, ternura
Trilhando belos caminhos na arte de raciocinar
E ensinar o produto somatório do seu formoso aprendizado
A futuras gerações que com certeza virão precisando aprender.


                                              José Antonio Silva da Cruz



Oração do Estudante

Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente. Prova isto é o fato de eu estar aqui, conversando com você.
    Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
    A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV.
    Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser um bom estudante.
    Dê-me coragem e entusiasmo cada dia para recomeçar.
    Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores.
    Amém.
                                                                                        
Feliz dia do Estudante!
Equipe Ramão Gomes Portão

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Replanejamento

Amanhã  29/07 acontecerá o Replanejamento do 1º ao 9º ano.
Atire a primeira flor
Quando tudo parece caminhar errado, seja você o primeiro passo certo.Se tudo parece escuro, se nada puder ser visto, acenda a primeira luz. Traga para a treva, você primeiro, a pequena lâmpada. Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso, não na forma de lábios ardentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem. Se a vida inteira for um imenso não, parta você na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se. Quando ninguém souber coisa alguma, é você mesmo, corrigindo-se a si mesmo. Quando alguém estiver angustiado na procura, observe bem o que se passa. Talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja. Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la. Quando a flor estiver murcha, seja a primeira a separar o joio,a arrancar a praga, a afastar a pétala, a acariciar a flor. Se sua porta estiver fechada, de você venha a primeira chave. Se o vento sopra frio, que seu calor humano seja a primeira proteção e o primeiro abrigo. Se o pão for apenas massa, e não estiver assado, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.Não atire a primeira pedra em quem erra, de acusadores o mundo está cheio. Nem, por outro lado, aplauda o erro. Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu, dê sua atenção primeiro para mostrar o caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que é a compreensão edificada, que o possibilita, e que o entendimento reconstrói. Toda escada tem um degrau, para baixo ou para o alto.Toda estrada tem um primeiro passo, para frente ou para trás. Toda vida tem um primeiro gosto de existência ou de morte. Atire pois, você, com ternura e vontade de entender, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.






Exposição de Alguns Trabalhos na Reunião de Pais

Aproveitando a Reunião de hoje as professoras aproveitaram para colocar alguns trabalhos em exposição. Confira as imagens abaixo:



Reunião Bimestral

Aconteceu hoje a 2ª Reunião Bimestral do 1º ao 9º ano.




quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reunião Bimestral - Amanhã - 28/07/2011

Sempre que fazemos reuniões bimestrais, orientamos os pais dos alunos sobre como ajudar o filho em casa.
Eles estudaram em outra época e receberam uma outra educação. Os dias em que vivemos não podem ser comparados àqueles e não há como os pais saberem o que fazer com seus filhos sem uma  orientação em como melhorar a criança na escola.
O texto  COMO SER UM ALUNO NOTA DEZ  será lido com o objetivo de levar os pais a repensarem a maneira de como tratar o filho em casa, no que se refere à vida escolar, de modo que seus ensinamentos realmente reflitam na escola e tenham um papel de peso na formação da criança.


COMO SER UM ALUNO NOTA DEZ
Quer que seu filho seja um bom aluno? Equilibre disciplina, concentração e um pouco de lazer
Organize-se
     É importante que o ambiente de estudo esteja organizado. A bagunça tira a concentração e dificulta o término de uma tarefa.
     A criança está ainda em processo de aprendizagem. Ajude-a a se organizar agora, para que isso se torne um hábito.
Aprenda a se concentrar
     Fazer muitas coisas ao mesmo tempo compromete a produtividade.
     Aprender a terminar uma atividade para depois começar outra é essencial para um bom aproveitamento.
     Por exemplo, TV e lição ao mesmo tempo não combinam. A concentração ficará prejudicada e a criança terá menor rendimento na compreensão de ambos.
90 minutos
     O nível de atenção de uma pessoa dura cerca de 90 minutos. Nem adianta tentar se concentrar em algo por mais que isso. O cérebro precisa de uma pausa de 10 minutos para retomar a atenção. Esse é o tempo de uma pausa para um lanchinho, banheiro ou uma brincadeira rápida. Aí sim, retome a tarefa
Checando...
     Após fazer qualquer tarefa, seja ela escolar ou não, verifique se tudo está correto.
     No caso da lição, retomar oralmente o que foi feito, de maneira informal, ajuda a melhorar o desempenho da criança e a torná-lo um melhor aluno.
Comunique-se

     A comunicação é apontada como um dos maiores problemas na maior parte dos lugares. Não saber expressar–se corretamente cria inúmeros problemas entre as pessoas.
     Oriente seu filho a falar de modo coerente, a não ter receio de conversar com o professor e a resolver suas dificuldades por meio da fala.


Aprendizagem e Diversão
     Brincar também se aprende. Quando a criança não tem orientação ou incentivo durante a brincadeira, acaba usando modelos que encontra ‘em qualquer lugar’.
Reserve um tempo para ensinar brincadeiras de sua infância para seu filho... aumenta o vínculo familiar e ensina a aprender. 
Incentivo, mãos dadas, companheirismo, elogios, críticas, ensinamentos, risadas, choros, comprometimento, aconchego, diálogo, cuidado, carinho, acompanhamento, compreensão, limite, responsabilidade, respeito, participação, enfim, relação familiar é tudo isso e muito mais. Na escola, o aluno reflete o que ele tem... e não tem... em casa. Curta seu filho ao máximo, aproveitando todo momento possível e auxiliando-o nesse novo ciclo, que é o início da vida escolar e o que irá permanecer vivo em sua memória. 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Almoço da Amizade




"Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é sucesso."
                                                                     
     Henry Ford 

"Se todos estão indo adiante juntos, então o sucesso encarrega-se de si mesmo."
                                                              Henry Ford