sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Brincar e o Meio Ambiente

     Através do brincar, a criança pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio criativo e inteligência. Está comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam sofrem bloqueios e rupturas em seus processos mentais.
       Vamos aproveitar e começar a fabricar os nossos próprios brinquedos fazendo o reaproveitamento do lixo. Vamos Reciclar. 
       Reciclar também é brincar. Nosso 1º ano trabalhou diferentes oficinas de jogos e brincadeiras utilizando apenas RECICLAGEM.

Momento de Colheita

    Ontem, 04 de novembro aconteceu a primeira colheita da Horta.
    Os alunos do 7º I colheram cabeças de alface lisa e o 7º J cabeças de alface crespa.
    Foi uma manhã de muita alegria, pois, os alunos estão colhendo o que plantaram.
    O aluno Maicon e o aluno João Vitor disseram que aprenderam muito e o depoimento de ambos foi filmado e estará no Forum de Educação Ambiental que acontecerá nos dias 09, 10, 11 e 12 de novembro.
    Estes depoimentos e muitos outros estarão no blog a partir de 18 de novembro.
    

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Homenagem ao Dia dos Professores

Alunas do 7º ano I Rafaela, Amanda, Gabriele e Júlia.
Fizemos uma pequena homenagem para todos os professores, mas principalmente para os nossos professores que sempre estão nos ajudando e  nos aconselhando.
Sempre tendo paciência conosco, sempre enfrentando barreiras, estão presentes na hora das nossas angústias, dando amor e carinho para cada um de nós.
Queremos agradecer pelos passeios e festas organizados por vocês e dizer que nunca  desistam dos seus sonhos. Lutem, enfrentem barreiras, pois na vida sempre tem isso. Nunca desistam, pois  são e sempre serão vencedores.
Desde já queremos desejar um Feliz Dia dos Professores para todos.
PARABÉNS!


Relatório do passeio ao zoológico

            Dando continuidade ao projeto meio ambiente, oitenta alunos dos 6º aos 9º anos da nossa escola, acompanhados da coordenadora professora Luciane, de três professores (Elza, Vânia e Luis Guilherme) e de quatro funcionários (Magali, Regina, Sheila e Guilherme) tiveram oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira no zoológico de São Paulo, o maior zoológico do Brasil.
            A excursão aconteceu no dia 05 de outubro com saída em dois ônibus requisitados pela diretora professora Luzia Gama e fretados pela prefeitura Municipal de Guaratinguetá da Viação VALETUR da cidade de Potim, com saída da escola às 7h 30 min. Todos foram orientados pela diretora sobre a conduta que deveriam ter durante a viagem, no local do passeio e quanto à alimentação.
           A viagem foi tranquila. Os motoristas fizeram uma parada de 15 minutos no rancho Pamonha, na cidade de Santa Isabel e depois seguiram direto para o zoológico, chegando lá às 11h 50 minutos.
           Foi uma atividade prazerosa e interessante, pois o zoológico de São Paulo fica localizado ao sul da cidade de São Paulo com uma área aproximada de 900.000 metros quadrados coberta pela Mata Atlântica original, com 4 km de alamedas, aloja as nascentes do riacho Ipiranga e abriga 3.500 animais das mais variadas espécies.
           Apesar de cansativo, pois o passeio exige caminhadas, os alunos visualizaram animais, antes só conhecidos através de livros, filmes e internet, e ficaram sabendo sobre eles porque seus nomes científicos, suas origens e suas alimentações estão dispostos nas placas informativas.
         Os alunos ficaram encantados com vários animais, como os macacos (bichos simpáticos que pareciam até posar para as câmeras fotográficas), as aves coloridas, os felinos, as cobras de várias espécies e muitos outros.
         Acharam interessante, também, o sauveiro que mostra como vivem as formigas embaixo da terra, tudo explicado por um biólogo.
         Alguns mais curiosos obtiveram informações dos seguranças do parque, como o Samuel, aluno do 7º ano I, que ficou sabendo que há animais que passeiam pelo parque à noite e que duas girafas estavam isoladas porque estão prenhes e, se ficarem expostas, podem se estressar com os visitantes.
         A aluna Milena, do 8º ano K, ficou sabendo por um outro segurança que existem passeios noturnos oferecidos pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo em que os visitantes podem observar e conhecer melhor as várias espécies de animais que se encontram menos ativos durante o dia já que, na natureza, realizam suas principais atividades à noite. Além disso, alguns animais da fauna nativa, como gambás, corujas e morcegos também podem ser avistados passeando livres pelo parque e que animais de hábitos diurnos, como macacos e girafas, curiosamente, saem para ver o que está acontecendo.
         O que observaram, também, é que muitos bichos estão sozinhos sem nenhum animal da sua espécie, pois são espécies em extinção.
         Nossa turma permaneceu no parque até às 16 h, seguindo para os ônibus que iniciaram a viagem de volta, fazendo uma pequena parada no Rancho da Pamonha, em Santa Isabel e chegando na escola às 20h 45m, onde a diretora, pais, mães e irmãos nos esperavam.
        O objetivo do nosso trabalho foi alcançado, pois os alunos perceberam o quanto a natureza é bela e que devemos preservá-la e acabar com os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros: a caça, o desmatamento, a poluição e as queimadas que tanto têm prejudicado a fauna e a flora do nosso país.

Redação: O Meio Ambiente

A saúde, a felicidade e a própria sobrevivência dos nossos filhos de amanhã dependerão das nossas atividades de hoje.
“A espécie humana sobreviverá se soubermos ensinar às crianças a respeitarem a natureza e a conservarem o ambiente que propicia a vida”.
Aluno Wallace 6º ano H

Replantio das árvores com apoio da Secretaria de Agricultura

Os alunos da escola EMEF Ramão Gomes Portão, com o apoio da Secretaria de Agricultura fizeram o replantio das árvores da frente da escola ao som de música e poemas.

Projeto Basquete por Excelência

O Projeto Basquete por Excelência traz Hortência a Guaratinguetá e a Escola Ramão Gomes Portão marca presença no Itaguará com a maior equipe de alunos.

A Band premia aluno da Rede Municipal da EMEF Ramão Gomes Portão

O aluno Vinicius Moreira do 8º ano K foi premiado com o melhor desenho sobre Meio Ambiente no Projeto: “Rio Vivo” promovido pela BAND CIDADE.


A Band Cidade promoveu um concurso de desenho do “Projeto Rio Vivo”, tamanha foi minha surpresa quando soube que dentre 498 desenhos eu, Vinícius Moreira, aluno do 8º ano K da escola EMEF “Ramão Gomes Portão” fiquei em 1º lugar.
Quando fiquei sabendo que ganhei fiquei muito feliz.
Entrei no site da Band peguei o telefone da emissora e passei para a D. Luzia, diretora da minha escola, que imediatamente entrou em contato com a promotora do evento e no mesmo dia a D. Luzia me ligou falando o dia e o lugar para eu receber meu prêmio.
No dia 29 de setembro eu, minha mãe, meu irmão Vitor, meu amigo Kevin, minha profª. Lúcia, a D. Luzia e coordenadora Luciane fomos à Taubaté na TV Band receber o prêmio.
Chegando lá fomos bem recepcionados, conhecemos a emissora e o seu funcionamento e depois fomos para entrega dos prêmios e a entrevista.
Quando terminou a entrevista, tinha um banquete a nossa espera.
Tudo foi muito gratificante.


Verde do Futuro

Alunos da EMEF Ramão Gomes Portão alimentam o verde do Futuro.

Cortina com folhas de revistas

Na disciplina de Matemática, nós alunos do 7º ano I fizemos uma cortina com folhas de revistas.
Iniciamos assim: pegamos folhas de revistas, cortamos cada uma em quatro partes iguais no sentido do comprimento e, com o auxilio de uma caneta, fizemos rolinhos. Em seguida amarramos vinte rolinhos em um barbante, fazendo assim com todos eles e amarramos em um cabo de vassoura.
Este trabalho, além de mostrar sobre a importância da reciclagem, ensinou-nos que o trabalho para ficar bonito precisa ser bem medido.

Profª responsável: Luciana Matemática

Trabalho em cascas de árvores

Nós alunos do 7º ano I e 7º ano, na disciplina de Português, escrevemos versos de poetas brasileiros em cascas de árvore doadas pela madeireira Mantiqueira, aqui de Guaratinguetá.
Os trabalhos que foram realizados com tintas preparadas pelos alunos do 8º ano L e tinta guache nas árvores da escola.
Com isso pretendemos mostrar que a natureza, além de nos fornecer tudo o que precisamos para viver (água, alimento, ar puro), ainda nos encanta com sua beleza, servindo de fonte inspiradora para pintores e escritores.


Profª responsável: Elza Português

FEIRA VERDE

Tinta Natural de Terra
Vantagens:
90% mais barata;
  • Resgata os costumes pré-históricos;
  • Baixo impacto ambiental;
  • Antialérgica;
  • Não possui odor.
Receita:
Um recipiente para armazenar a tinta;
  • Um balde para fazer a mistura;
  • Peneira;
  • Algo para misturar;
  • Uma garrafa PET cortada ao meio para medir;
  • 70% de terra;
  • 50% de água;
  • 10% de cola branca.
  • Misture a água e a cola e jogue na terra, fazendo a mistura. Dê a textura que desejar acrescentando mais terra ou diminuindo.
UM BREVE HISTÓRICO DA TINTA:
Há alguns séculos, o termo”tinta natural” não existia, pois toda tinta provinha da manipulação de elementos naturais e aquilo era simplesmente “tinta”. A distribuição entre tinta natural e artificial só viria a ser feita por volta de 1856 quando se obteve uma tinta feita somente por compostos químicos manipulados em laboratórios, ou seja, a tinta industrializada.
As primeiras tintas que temos noticias são das pinturas pré-históricas feitas em cavernas (30.000 – 8.000 a.C.). Foram feitas utilizando-se terras coloridas, pó de rocha, carvão vegetal e colas vegetais e animais. Como as terras e rochas são pigmentos altamente duráveis e as pinturas estavam protegidas das ações do tempo, elas conservaram-se até hoje.
Cerca de quatro mil anos atrás, havia poucos corantes e estes eram muito caros.Alguns corantes de que se tem noticia naquela época eram o azul índigo ou anil (retirado da planta Indigofera tinctoria), o vermelho provinha da raiz da Rubia tintorium, chamada de ruiva dos tintureiros por ser usada pelos mesmos (na pintura artística, esta cor ficou conhecida como alizarina), o violeta era obtido a partir de moluscos (Murex trunculis e Murex brandaris). Este era um corante caro devido à alta quantidade necessária de moluscos para produzir tinta: dez mil moluscos equivaliam a um grama de cor (por volta de 1300 d. C. , estes moluscos entram em extinção e a cor então passa a ser retirada de um líquen).

Profª responsável: Kátia História

FOLCLORE

Relatório das tabelas e gráficos

Os alunos do 9º N com a professora Vânia de Informática pesquisaram os alimentos folclóricos, suas proteínas e calorias. A importância, dessa pesquisa foi para a aprendizagem dos alunos, que descobrissem um pouco mais sobre os alimentos folclóricos.
Para que as pessoas tenham base das calorias e proteínas dos alimentos, que comem nos dias festivos. Os alunos colocaram em exposição os gráficos e tabelas.
Juntamente com a professora Waléria.
 Professora Responsável pela pesquisa: Vânia
Professora responsável pelo pedido do Trabalho: Waléria Matemática

Video da Apresentação do Folclore


INFORMÁTICA

A implantação deste projeto tem sido muito positiva, gerando grandes avanços no processo ensino-aprendizagem. A professora Vânia Aparecida de Oliveira tem trabalhado de forma dinâmica, inovadora auxiliando os professores de outras disciplinas a fim de tornar a matéria mais atraente e produtiva. Tem colaborado também em grande parte com os projetos propostos e/ou desenvolvidos pela escola e também no processo de alfabetização daqueles que necessitam de auxilio e um trabalho diferenciado.
      Coordenadora Luciane


Projetos desenvolvidos

Semente do Amanhã – como meta para o bimestre temos a continuidade o Projeto “Reciclagem do Lixo” – tal projeto tem sido desenvolvido desde o ciclo I ao Ciclo IV, partindo  da conscientização ao processo de reciclagem, com o intuito de implantar em nossos alunos a consciência de que são agentes transformadores do espaço onde vivem e que nossas atitudes de HOJE podem gerar conseqüências tanto positivas quanto negativas no FUTURO;
“Projeto Horta na Escola” – será desenvolvido neste bimestre na escola de uma maneira transdisciplinar, abrangendo desde o Ciclo I ao IV, temos como objetivo o início de uma horta, desde o preparo do terreno, a aplicação do adubo orgânico; a implantação de algumas mudas, tais como (erva-doce, salsão, salsinha, manjericão, arnica e arruda) até atingirmos a medicina caseira (erva-cidreira; boldo; losna, hortelã);
ReAção
O projeto tem sido trabalhado pelos professores de forma a atender os alunos desde o ciclo I ao ciclo IV. As experiências, à medida do possível, têm sido adequadas à realidade da classe e/ou escola, mas cabe ressaltar que tal trabalho tem gerado certa insegurança por parte dos professores, uma vez que a escola não dispõe de um professor multiplicador e os professores aplicadores aguardam modelos e dicas de experiências a serem trabalhadas.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Desafio: Meme Literário

Vi esse Meme literário no http://aindatemsolucao.spaceblog.com.br/278758/Desafio-Meme-Literario/ , achei super interessante as regras, que estão abaixo:

Vamos às Regras:1. Agarrar o livro mais próximo.
2. Abrir na página 160.
3. Procurar a 5ª frase completa.
4. Colocar a frase no blog.
5. Não escolher a melhor frase nem o melhor livro!!!
(Utilizar, mesmo, o livro que estiver mais próximo.)
6. Passar a 10 pessoas.
Vamos lá:
Livro: Matemática - projeto Pitanguá
Página 160 diz: Por que a Rita trocou a cédula de 100 reais pelas cédulas de 10 reais?
Repasso para as seguintes pessoas:
1. http://artedeensinarcomamor.blogspot.com/
2 http://alieteteam09.blogspot.com/
3 http://escolaalcinanovaes.blogspot.com/
4 http://escolacaloi.blogspot.com/
5 http://escoladeosdete.blogspot.com/
6 http://escolafernandoalencarpinto.blogspot.com/
7 http://escolajoaomendes.blogspot.com/
8 http://escolabrocameirelles.blogspot.com/
9 http://escolamariajulia.blogspot.com/
10 http://escolavirgiliorosas.blogspot.com/
Não deixe de participar!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MEIO AMBIENTE

    Você sabia que o RIO PARDO nasce de uma pequena mina, de águas límpidas, na Serra do Cervo, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, município de Ipuiuna no estado de Minas Gerais. 
    Faça como os alunos do 1º e 2º anos. Assista o vídeo e aprenda muito mais.
   
   

ESCOLA INCLUSIVA

    Nesta semana aconteceu em nossa escola mais uma hora atividade voltada para a Inclusão. 
    A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação - e assim diz a Constituição !
Todas as crianças são bem - vindas à escola!



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

♫♫ Hoje o 4º ano da professora Cláudia e o 5º ano do professor Erivaldo participaram da Primeira Etapa da Olimpíada Municipal de Matemática.♫♫

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

QUEM FOI RAMÃO GOMES PORTÃO

     Ramão Gomes Portão nasceu no dia 15 de Abril de 1930, na cidade de Corumbá ( MT), filho do Sr. Lázaro Gomes Portão e a Sra. Izolina Portão. Cursou a escola primária no Colégio São Joaquim de Lorena.     
    Em Guaratinguetá, onde passou sua juventude, fez grandes amigos com os quais curtiu   os bons momentos  que aTerra das Garças proporcionava nos cinemas, praças e inequecíveis carnavais,  cursou o ginásio no Colégio Nogueira da Gama. Homem eclético, dinâmico e versátil, teve no jornal carioca "A Vanguarda" seu primeiro trabalho jornalistico.
    Foi membro dos jornais " O Eco", " Correio Paulista" e " O Município". Mais tarde transferiu-se para São Paulo, onde atuou nos seguintes órgãos de imprensa escrita: "Ultima Hora",  Notícias Populares",  Folha da Tarde",  "O Estado de São Paulo" e "Sucursal do Jornal do Brasil", mas Guaratinguetá se fazia sempre presente em sua vida  através das cartas e poemas  que escrevia  aos  os velhos amigos..
    Foi especialista em assuntos ligados aos problemas sócio criminais. Integrou-se às atividades da Segurança Pública de São Paulo (1979) e membro da Defesa Cível de São Paulo.
    Em Londrina ministrou aulas na Faculdade de Direito da UEL ( Universidade Estadual de Londrina) para os cursos de Pós - Graduação em criminologia.
    Entre os trabalhos no exterior podemos destacar: Membro do Centro de Documentação Legislativa do Instituto de Ciências Penais e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade Central da Venezuela; por três anos consecutivos, foi Delegado do Congresso Internacional de Alcoolismo e Toxicomanias junto à Comissão Internacional de Drogas das Nações Unidas (ONU), com sede em Lousiane- Suíça; participou do Grupo Internacional de Criminologia em Querétaro, a convite do Governo do México.
    Formado em Ciências Jurídicas , iniciou o curso de Ciências Sociais, especializou -se em criminologia no Curso Interdisciplinar de Criminologia pelo Instituto Oscar Freire e no Curso de Doutrina e Segurança Nacional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
    Pertenceu a inúmeras entidades, entre elas destacamos: Academia Paulista de Jornalismo, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil, Sociedade Brasileira de Direito Criminal e Conselho Internacional do Centro Latino-americano de alcoolismo e Toxicomania.

    Foi escritor e poeta. De suas obras destacamos: Estória da Boca do Lixo(crônicas), 33 formas de Morrer, Cidade de Ninguém, Canto sem Fim (poesia, 1969), Poetas da Cidade. 
    Ramão Gomes Portão casou-se em 05/05/1973 com a jornalista e assistente social Anissa Gebara e tiveram dois filhos: Rodrigo Gebara Portão e Rui Gebara Portão.
    Por ter vivido sua juventude em Guaratinguetá , pelas belas obras realizadas em vida e pelo bom filho que Guaratinguetá adotou,  foi homenageado "emprestando" seu nome a " EE RAMÃO GOMES PORTÃO", situada no bairro de São Dimas, Guaratinguetá, SP, que foi municipalizada em janeiro de 2010 e passou a ser EMEF "RAMÃO GOMES PORTÃO"..