Atire a primeira flor
Quando tudo parece caminhar errado, seja você o primeiro passo certo.Se tudo parece escuro, se nada puder ser visto, acenda a primeira luz. Traga para a treva, você primeiro, a pequena lâmpada. Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso, não na forma de lábios ardentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem. Se a vida inteira for um imenso não, parta você na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se. Quando ninguém souber coisa alguma, é você mesmo, corrigindo-se a si mesmo. Quando alguém estiver angustiado na procura, observe bem o que se passa. Talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja. Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la. Quando a flor estiver murcha, seja a primeira a separar o joio,a arrancar a praga, a afastar a pétala, a acariciar a flor. Se sua porta estiver fechada, de você venha a primeira chave. Se o vento sopra frio, que seu calor humano seja a primeira proteção e o primeiro abrigo. Se o pão for apenas massa, e não estiver assado, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.Não atire a primeira pedra em quem erra, de acusadores o mundo está cheio. Nem, por outro lado, aplauda o erro. Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu, dê sua atenção primeiro para mostrar o caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que é a compreensão edificada, que o possibilita, e que o entendimento reconstrói. Toda escada tem um degrau, para baixo ou para o alto.Toda estrada tem um primeiro passo, para frente ou para trás. Toda vida tem um primeiro gosto de existência ou de morte. Atire pois, você, com ternura e vontade de entender, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.quinta-feira, 28 de julho de 2011
Exposição de Alguns Trabalhos na Reunião de Pais
Aproveitando a Reunião de hoje as professoras aproveitaram para colocar alguns trabalhos em exposição. Confira as imagens abaixo:
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Reunião Bimestral - Amanhã - 28/07/2011
Sempre que fazemos reuniões bimestrais, orientamos os pais dos alunos sobre como ajudar o filho em casa.
Eles estudaram em outra época e receberam uma outra educação. Os dias em que vivemos não podem ser comparados àqueles e não há como os pais saberem o que fazer com seus filhos sem uma orientação em como melhorar a criança na escola.
O texto COMO SER UM ALUNO NOTA DEZ será lido com o objetivo de levar os pais a repensarem a maneira de como tratar o filho em casa, no que se refere à vida escolar, de modo que seus ensinamentos realmente reflitam na escola e tenham um papel de peso na formação da criança.
Eles estudaram em outra época e receberam uma outra educação. Os dias em que vivemos não podem ser comparados àqueles e não há como os pais saberem o que fazer com seus filhos sem uma orientação em como melhorar a criança na escola.
O texto COMO SER UM ALUNO NOTA DEZ será lido com o objetivo de levar os pais a repensarem a maneira de como tratar o filho em casa, no que se refere à vida escolar, de modo que seus ensinamentos realmente reflitam na escola e tenham um papel de peso na formação da criança.
COMO SER UM ALUNO NOTA DEZ
Quer que seu filho seja um bom aluno? Equilibre disciplina, concentração e um pouco de lazer
Organize-se
É importante que o ambiente de estudo esteja organizado. A bagunça tira a concentração e dificulta o término de uma tarefa.
A criança está ainda em processo de aprendizagem. Ajude-a a se organizar agora, para que isso se torne um hábito.
Aprenda a se concentrar
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo compromete a produtividade.
Aprender a terminar uma atividade para depois começar outra é essencial para um bom aproveitamento.
Por exemplo, TV e lição ao mesmo tempo não combinam. A concentração ficará prejudicada e a criança terá menor rendimento na compreensão de ambos.
90 minutos
O nível de atenção de uma pessoa dura cerca de 90 minutos. Nem adianta tentar se concentrar em algo por mais que isso. O cérebro precisa de uma pausa de 10 minutos para retomar a atenção. Esse é o tempo de uma pausa para um lanchinho, banheiro ou uma brincadeira rápida. Aí sim, retome a tarefaChecando...
Após fazer qualquer tarefa, seja ela escolar ou não, verifique se tudo está correto.
No caso da lição, retomar oralmente o que foi feito, de maneira informal, ajuda a melhorar o desempenho da criança e a torná-lo um melhor aluno.
Comunique-se
A comunicação é apontada como um dos maiores problemas na maior parte dos lugares. Não saber expressar–se corretamente cria inúmeros problemas entre as pessoas.
Oriente seu filho a falar de modo coerente, a não ter receio de conversar com o professor e a resolver suas dificuldades por meio da fala.
Aprendizagem e Diversão
Brincar também se aprende. Quando a criança não tem orientação ou incentivo durante a brincadeira, acaba usando modelos que encontra ‘em qualquer lugar’.
Reserve um tempo para ensinar brincadeiras de sua infância para seu filho... aumenta o vínculo familiar e ensina a aprender. Incentivo, mãos dadas, companheirismo, elogios, críticas, ensinamentos, risadas, choros, comprometimento, aconchego, diálogo, cuidado, carinho, acompanhamento, compreensão, limite, responsabilidade, respeito, participação, enfim, relação familiar é tudo isso e muito mais. Na escola, o aluno reflete o que ele tem... e não tem... em casa. Curta seu filho ao máximo, aproveitando todo momento possível e auxiliando-o nesse novo ciclo, que é o início da vida escolar e o que irá permanecer vivo em sua memória.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Almoço da Amizade
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Divulgação do Projeto Escola Viva
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Projeto "Escola Viva"
A escola exerce papel fundamental na contribuição para a conservação e preservação do meio ambiente. Para isso, foi pensado o uso de diversas ações que visam melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, orientando alunos, funcionários, pais e comunidade. Assim, no decorrer do Projeto "Escola Viva" espera-se modificar de forma significativa as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor.
Assista um dos vídeos que está sendo trabalhado pelas professoras nos Ciclos I e II.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
HTPC do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano
Ensinar a ler e escrever exige um estudo constante para conhecer como as crianças aprendem as práticas de linguagem e as atividades fundamentais em classe. E, pensando nesse contexto foram trabalhados com os professores alguns caminhos para fazer toda a turma avançar.
O htpc acontece toda segunda-feira das 18h às 20h com os professores do 1º ao 5º ano, Pré-Escola, Contraturno e a coordenadora Luci Mary.
O htpc acontece toda segunda-feira das 18h às 20h com os professores do 1º ao 5º ano, Pré-Escola, Contraturno e a coordenadora Luci Mary.
Inclusão
Os professores de 1º ao 5º ano estão fazendo um trabalho de Inclusão com seus alunos - Uma semana de cada mês.
"É essencial compreender que não existem pessoas melhores ou piores, mais inteligentes ou destituídas de cognição. Sabe-se que a perfeição, simplesmente, não existe. Existem pessoas diferentes. Somente diferentes. E a propósito disso, se pode dizer: que monótono seria a igualdade".
"É essencial compreender que não existem pessoas melhores ou piores, mais inteligentes ou destituídas de cognição. Sabe-se que a perfeição, simplesmente, não existe. Existem pessoas diferentes. Somente diferentes. E a propósito disso, se pode dizer: que monótono seria a igualdade".
Combate ao Abuso Sexual Infantil e Adolescente
A escola trabalhou a Semana do Combate ao Abuso Sexual Infantil e Adolescente com a participação dos pais, alunos, professores e comunidade.
Reunião Bimestral
Nossa reunião aconteceu em maio e os professores de 1º ao 5º ano fizeram uma exposição dos trabalhos dos alunos.
Projeto PIC
A professora Gerusa do 5º ano PIC realizou um trabalho maravilhoso com as crianças.

Você Sabia que...
O Pequeno Príncipe foi escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944. Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa. Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças!
Um rei pensava que todos eram seus súditos, apesar de não haver ninguém por perto. Um homem de negócios se dizia muito sério e ocupado, mas não tinha tempo para sonhar. Um bêbado bebia para esquecer a vergonha que sentia por beber. Um geógrafo se dizia sábio mas não sabia nada da geografia do seu próprio país. Assim, cada personagem mostra o quanto as “pessoas grandes” se preocupam com coisas inúteis e não dão valor ao que merece. Isso tudo pode ser traduzido por uma frase da raposa, personagem que ensina ao menino de cabelos dourados o segredo do amor: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.
Antoine de Saint-Exupéry via os adultos como pessoas incapazes de entender o sentido da vida, pois haviam deixado de ser a criança que um dia foram. Entendia que é difícil para os adultos (os quais considerava seres estranhos) compreender toda a sabedoria de uma criança.
Desta fábula foram feitos filmes, desenhos animados, além de adaptações. Muitos adultos até hoje se emocionam ao lembrar do livro. Talvez porque tenham se tornado “gente grande” sem esquecer de que um dia foram crianças.
Para saber mais e se divertir com O Pequeno Príncipe acesse http://www.opequenoprincipe.com/

Aula de Campo - Semente do Amanhã
“Para criar métodos eficientes para instrução das crianças em idade escolar, no conhecimento sistemático, é necessário entender o desenvolvimento dos conhecimentos científicos na mente da criança”. Vygotsky.
Com as aulas de campo o professor consegue motivar seus alunos para as descobertas.
Estas aulas vieram ajudar muito, pois, os professores usaram como incentivo e motivação para dar continuidade ao trabalho com o Meio Ambiente. É essencial aguçar nos alunos novos saberes e convidá-los a instigar a exploração e a investigação dos conhecimentos científicos, a compreensão da ação humana no ambiente, o papel dos recursos tecnológicos no cotidiano, a reflexão e a contextualização cultural dos conceitos científicos.
Combate a Dengue
Devido a tantos casos de Dengue a professora Rita do 2º ano C e a professora Maria Cristina do 5º ano G, fizeram um trabalho com as crianças em cima do livro “DENGUE NUNCA MAIS” e construíram “Mata mosquito” para espalhar pela escola. Este utensílio captura todos os tipos de pernilongos inclusive os da Dengue.


Inspetores do Desperdício Projeto Educação Ambiental
1- Este projeto está sendo desenvolvido pelos professores e alunos do 1º ao 5º ano e tem como objetivo:
- Transformar os hábitos das crianças para a vida (saúde) de nosso Planeta e conscientizá-los sobre o uso consciente da água e da energia elétrica.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Projeto: Fotografia e Arte
Professora de Arte Lúcia Helena Tressoldi - 6º ao 9º ano
Objetivos: Despertar nos alunos o interesse e gosto pela fotografia, bem como conhecer algumas técnicas de planos e perspectivas de enquadramento das fotos. Valorizar o trabalho em grupo, iniciativas e tomadas de decisão.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Projeto:"O Ovo Terrestre"
Professor de Ciências Luiz Guilherme de Sant'anna
Objetivo: Compreender as camadas internas do planeta através da comparação com as camadas de um ovo de galinha cozido.
Metodologia:
Cada aluno da turma do 6º ano H trouxe um ovo cozido para a sala de aula no dia combinado com o professor. Os alunos desenharam na casca de seus respectivos ovos os contornos que representavam as placas tectônicas, a partir de um desenho apresentado pelo professor das placas originais. As crianças tiveram a liberdade de pintar da maneira que quisessem seus ovos, respeitando apenas as linhas já traçadas.
Após terminado o trabalho artístico os alunos, um a um, eram avaliados oralmente pelo professor, onde eles falavam que o ovo representava a crosta terrestre, que é dividida em placas tectônicas, tendo em seu interior a clara, representando o mato, e a gema representando o núcleo da Terra. Após todos passarem por essa avaliação oral, o professor abriu cuidadosamente com uma faca um dos ovos, para que as crianças tivessem uma visão do que seria a Terra cortada ao meio.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Projeto: "Comparação de solos em crescimento vegetal"
Este projeto foi desenvolvido com intuito de comparar o desenvolvimento do feijão em diferentes tipos de solo, compreendendo a importância deste no crescimento vegetal.
Metodologia:
Os alunos da turma do 6ºH juntamento com o professor de Ciências - Luiz Guilherme Simões de Sant'anna trouxeram vasos feitos de garrafas PET contendo em cada um deles um tipo de solo: terra preta; terra vermelha; areia grossa; e pedras.
Para que ficasse bem balanceado, o professor separou quais alunos deveriam trazer cada tipo de amostra.
No dia combinado todos plantaram 2 a 3 grãos de feijões em seus respectivos vasos, e regaram de maneira uniforme, acompanhados pelo professor. Todo procedimento foi feito em sala para que não houvesse diferenças durante o processo.
Os alunos têm acompanhado o desenvolvimento de seus feijões dia-a-dia dentro de sala, e relatado passo a passo em seus cadernos, porém suas intervenções com as plantas (pegar ou regar) só ocorrem durante as aulas de ciências.
Assinar:
Postagens (Atom)


























