quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Horta na Escola

A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para
a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis”. (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Temas Transversais:Meio Ambiente e Saúde, página 15.)

O primeiro passo que a escola adotou para trabalhar a Educação Ambiental foi criar, na escola, ambiente capaz de envolver os professores e desenvolver, nos alunos, capacidades específicas que lhes permitam compreender a diversidade da vida no Planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o Meio.
·        JARDIM AROMÁTICO,  JARDIM ORNAMENTAL  e  HORTA – envolve diretamente o trabalho dos alunos com a natureza em sua forma mais sublime. Tem por objetivo despertar, nos alunos, o interesse pelo cultivo de plantas e flores; Tornar os jardins e a horta da escola um local pedagogicamente ativo; Valorizar o espaço em questão, a fim de que os professores das diversas áreas do conhecimento possam explorá-lo também, enriquecendo suas aulas; Conscientizar sobre a importância da preservação das plantas.
08/06 – Início das plantações nos canteiros. Há um Calendário que constam os dias que cada sala deve cuidar dos jardins, da horta e os dias de usá-los como laboratório. Essas aulas são registradas no Portfólio digital – aula de Informática.


Criatividade, Boa Vontade e Reciclagem andam juntas

Sistema de irrigação (asperssor) construído com garrafa pet; pedaços de madeira e mangueira

·        ARTE COM RECICLAGEM – cada professora reúne, com seus alunos, materiais limpos e secos que possam ser reutilizados em atividades lúdicas. Uma história é usada como inspiração para que cada um crie um personagem ou um mural.  Essas oficinas acontecem mensalmente e têm por objetivo desenvolver atitudes de cuidado com o ambiente estabelecendo um destino adequado ao lixo, evitando o desperdício de materiais. A última oficina foi realizada em 27/07.

·        No dia 01/08 os alunos do 5º ano iniciaram a COMPOSTAGEM, uma mistura de resíduos oriundos de diversas fontes, aparentemente sem uso ou valor que pode ser reunido para a formação de um adubo. Este será usado na horta.



Provinha Brasil
Os alunos do 2º ano realizaram a Provinha Brasil de Matemática.
Resultado: Nível 4.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário alegrou nosso Blog!
Obrigada!