quinta-feira, 17 de maio de 2012

Membrana Plasmática

Disciplina: Ciências
Público Alvo:s anos
Professor (a): Luiz Guilherme Sant’ Anna
Experiência:Testando a Membrana Plasmática
Descrição do experimento:
Os alunos trouxeram ovos de galinha pratos e colheres de casa para o dia da experiência. Cada ovo foi aberto num prato de maneira que a gema fosse rompida, para que assim sua membrana pudesse ser observada. Alguns ovos ao serem quebrados tiveram as gemas rompidas, mas serviram como experiência para que se percebesse a fragilidade da membrana plasmática.
Após perceber que a gema é uma célula, e que, portanto sua membrana trata-se da membrana plasmática,duas gemas foram separadas e colocadas em recipientes com água, (uma com água pura, outra com água salgada), para que fosse observado o poder de selecionar o que entra e o que sai da célula pela membrana.
Resultados:


Os Alunos observaram no dia seguinte que a gema que estava em água pura apresentou um inchaço tão grande que ao ser tocada ela se rompeu, enquanto a gema da água salgada estava murcha, e de cor escurecida, e mesmo ao ser tocada apresentava uma textura endurecida.
Conclusão:
Ao término do trabalho concluiu-se que a gema que permaneceu em água pura sofreu uma grande hidratação, o que a levou a inchar bastante, enquanto que a gema da água salgada se desidratou, murchando e endurecendo, o que mostra a importância da membrana nesta seleção do que entra e do que sai da célula.
14/02/12Unidades de medidas
Disciplina: Ciências
Público Alvo:s anos
Professor (a): Luiz Guilherme Sant’ Anna

Experiência:Unidades de Medidas
Descrição do experimento:
Os alunos recortaram 5 quadrados de papel de 10 cm X 10cm o que equivale a um decímetro quadrado, e construíram uma caixa com esses quadrados utilizando durex. A caixa passou a ter um volume interno de um decímetro cúbico, a quantidade de água a uma temperatura de 4,44°Cnecessária para ocupar o espaço da caixa é o que denominamos 1 Litro.
    
Resultados:


 
Os Alunos visualizaram o que representa a unidade de medida Litro, reconheceram e utilizaram outras medidas como cm, decímetro, dm2,dm3, podendo ver no concreto o que estas medidas representam.
Conclusão:
Ao término do trabalho concluiu-se que unidade de medidas são parâmetros estabelecidos por alguémpara facilitar modelos de medidas padrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário alegrou nosso Blog!
Obrigada!