quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Gilberto Gil

Os alunos do 4º ano E, acessaram o site do grande músico e político brasileiro
Gilberto Gil. Cantaram a música "A Paz", representando a união das raças.
Para entender um pouco mais de sua história, os alunos pesquisaram como o cantor
passou por um período repressivo.

Exílio

Caetano Veloso e Gilberto Gil, líderes do tropicalismo, também estavam entre aqueles
que tiveram cerceadas suas carreiras no Brasil, em seu período mais repressivo.
Através de músicas de protesto e do próprio tropicalismo, lançaram a semente da
conscientização e agitaram a opinião pública, sendo então enquadrados na lei de
segurança nacional e expulsos do país. Seguiram para Londres, onde, segundo alguns
fãs, viveram uma de suas melhores fases, no setor artístico. Compondo em inglês,
conquistaram facilmente o público europeu; livres da influência da repressão, puderam
deixar fluir em suas composições toda liberdade de expressão a que tinham direito.
Somente retornariam ao solo pátrio, em 1972. Apresentando-se no programa Som Livre
Exportação, declararam publicamente que continuariam trabalhando em prol da música
popular brasileira.

Música: A paz

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz
Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"
Endereço do site Gilberto Gil

http://www.gilbertogil.com.br/

Profª Cláudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário alegrou nosso Blog!
Obrigada!