quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Resistência contra a escravidão

Durante todo o período de escravidão houve inúmeros casos de resistência dos escravos, pois estes tentavam conseguir a sua liberdade de uma forma ou de outra. Certos negros quando fugiam, retornavam a propriedade onde era submetido ao trabalho escravo, e matavam os senhores, os familiares do mesmo e os capitães-do-mato. Alguns escravos se suicidavam, pois achavam que essa era a única maneira de obter sua liberdade. No entanto uma das formas mais expressivas de resistência contra a escravidão foi a dos quilombos (aldeias constituídas por escravos fugitivos, os quais podiam viver ali conforme a sua cultura e em liberdade). Formaram-se inúmeros quilombos por todo o território brasileiro, o maior e mais resistente foi o do interior de Alagoas, formado no século XVII: o quilombo de Palmares. Chegou a ter aproximadamente 20.000 habitantes conseguindo resistir durante sessenta anos ao cerco colonialista, no entanto em 1695 foi massacrado pelas forças de Domingos Jorge Velho.

Releitura da História


Profª Francisca
Alunos do 1º Ano.

4 comentários:

  1. Achamos interessante o convite, também o texto "história da paçoca" ficamos imprecionadas com a importância da culinária, é um fato comum entre os tempos.

    Beatriz Helena Souza dos Santos
    Kelen Cristina Barbosa Raimundo7º Ano M

    ResponderExcluir
  2. Os desenhos ficaram muito legais,e o plano de fundo colocou em destaque.
    Gabriel da Silva Santos 7º Ano M

    ResponderExcluir
  3. Wivianny Bueno Moreira 7ºano N
    Os desenhos ficaram muito lindos,adorei,achei a forma de slide muito legal para os desenhos!

    ResponderExcluir
  4. Giovany Ariel da Silva Amorim 7° ano N
    Gostei muito da apresentação de slide da sua escola e as receitas também tudo que vocês postaram nesse blog está muito, muito criativo.
    Esse blog foi muito bem montado parabéns a todos!

    ResponderExcluir

Seu comentário alegrou nosso Blog!
Obrigada!