quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Textos da Olimpíada de Língua Portuguesa

Nome: Larissa de Assis Coelho nº: 15 Série/Ano: 6ºH Data: 11/08/2010

Professor(a): Veronica


Olimpíada de Língua Portuguesa

O lugar onde moro


O lugar onde moro é sensacional
pois lá tenho tudo e ainda brinco no quintal,
e penduro roupas no varal.

No meu quarto sou uma princesa,
na sala sou igual a uma baronesa,
a cozinha, sou espiã, sempre espio o que vou comer,
 e para satisfazer minha fome de leão,
como bolacha e tomo suco de montão

O banheiro é principal,
pois, lá fico cheirosa e mantenho a saúde bucal.

Enfim, o lugar onde moro...
é simples, mas para mim,  é um castelo de alegria
de onde tiro minhas energias.

Depoimento da Aluna Larissa de Assis: Eu achei o máximo o meu texto ir para o blog, pois todos vão poder ver e incentivar outros alunos para que eles possam se empenhar em dar seu melhor, fiquei muito feliz e agradecida.


Nome: Vitória Augusta Moreira nº: 25 Série/Ano: 7º I Data: 11/08/2010

Professor(a): Elza
Olimpíada de Língua Portuguesa

Mudança de bairro

Na infância do meu avô, ele acordava bem cedo, tirava o leite da vaca, tomava o seu café e ia cuidar das galinhas e dos porcos.
            Logo após, pegava água na cacimba, fervia no fogão à lenha e depois colocava e um pote para todos de casa beberem. Apanhava também limão e fazia refresco nos dias quentes.
            Depois do serviço pronto, ele pedia ao seu pai para brincar na rua e pegava seu único brinquedo, que era o pião. A rua era de terra, o lugar era bem deserto no bairro da Colônia do Piagui. Depois, sua mãe chamava-o para almoçar e logo em seguida ele ia a pé pela estrada deserta para a escola. No caminho via pássaros e borboletas pela mata. Quase sempre animais, como gambás e raposas atravessavam em sua frente.
            Quando saía da escola já estava escuro, não havia iluminação, por isso seu pai ia buscá-lo todas as tardes.
            Hoje mudou muito...
 A casa está velha, o pé de limão se acabou e o asfalto chegou. O bairro teve muitas melhoras, mas a natureza ficou mais empobrecida.

Depoimento da aluna Vitória Augusta: Foi uma grande honra minha redação ser escolhida para o blog da escola. Foi legal ter participado dessa grande Olimpiada, eu não fiz para uma competição mas já que eu ganhei fico muito grata pela nossa direção e principalmente pela Dona Luzia.


Nome: Thaís Cristina da Silva  Número:20   Série/Ano: 6º H   Professora: Verônica

Olimpíada de Língua Portuguesa

Um lugar Especial

No lugar onde vivo
tem muita beleza,
pois tem muita natureza,
tem também escola
e campo pra jogar bola

O lugar onde vivo,
está no meu coração,
pois é a minha paixão.

O lugar onde vivo
é muito especial
e a minha escola é sensacional.

Depoimento da aluna Thaís Cristina: Gostei de ter participado da Olimpiada de Língua Portuguesa e o tema foi muito interessante, pois falei a verdade do bairro São Dimas que não é ruim como muitos dizem e não veêm o lado bom do bairro.

Nome: Renan Rodrigues nº: 12 Série/Ano: 9ºN Data: 11/08/2010

Professor(a): Ana Eliza

Olimpíada de Língua Portuguesa

 Manhã encantora

Sábado acordei cedo muito feliz. Tomei café, calcei as chuteiras e sai para jogar futebol com meus amigos, na quadra perto da minha escola.
A manhã estava linda! Havia chovido a noite e o céu era de um azul brilhante.
Enquanto descia a minha rua, ia observando a natureza. As arvores pareciam sorrir, pois depois de tanto dia sem chuva, finalmente ela veio para alegra-lás os ipês começavam a florir, ao longe, a serra parecia tela de cinema.
Prestando atenção em tudo, seguia em frente, muito distraído.
Cheguei à esquina da minha rua com a Avenida São Dimas e vi, no campo do lado esquerdo, crianças tumultuadas.
Curiosa, em vez de virar a direita para ir à quadra, fui ver o que estava acontecendo, pensando ser uma briga.
Surpreso vi que eram borboletas nascendo dos seus casulos.

Depoimento do Aluno Renan Rodrigues: Diante de tantos textos, fiquei muito feliz em ver que o meu foi escolhido para o blog da escola. Escrever o texto contribui para uma melhor escrita, agradeço a professora de Português Ana Eliza que me instruiu para uma boa redação, espero ter outras oportunidades e crescer cada vez mais.

Nome: Gabriele Garcia dos Santos nº: 19 Série/Ano: 7º I Data: 11/08/2010

Professor(a): Elza

                                          Olimpíada de Língua Portuguesa

Mudança no lugar onde vivo

             Minha avó me conta que quando era criança, gostava de sair à tarde e sentar-se em um tronco de árvore que ficava na frente da casa onde moramos.
            Naquela época havia um córrego de águas limpas que passava perto e um pé de laranjas bem ao lado da nossa casa.
             Aos domingos, ela levava meus primos e eu para brincarmos no córrego e andarmos de bicicleta. Eu tinha apenas 5 anos de idade.
Havia também, do outro lado da rua, um campo cheio de flores silvestres e amoreiras que atraíam borboletas e pássaros coloridos.
Hoje tudo mudou. O córrego está poluído, não existe mais a laranjeira e o campo agora é um condomínio fechado com belas casas, mas sem pássaros e sem borboletas.
Essa mudança toda aconteceu em apenas 7 anos.

Depoimento da Aluna Gabriele Garcia: Foi uma grande alegria ver minha redação postada no blog da escola. Agradeço a diretora D. Luzia Gama por essa oportunidade.

Nome: Rebeca Rogéria de Oliveira Reis  Série/Ano: 5ºF Data: 11/08/2010

Professor(a): Erivaldo

Olimpíada de Língua Portuguesa

Coisas do meu bairro

Caminhão e orelhão
Árvores
Laranjeiras e macieiras.
Brechós e vovós
Cachorros e choros
Brigas e gírias.
Igrejas e pecados
Passos que seguem pássaros
Barbearia e mercearia.
O Espaço Vip
Gente chique
A Boutique do Henrique.
Um mercadinho
Muitos baixinhos
Sol e campo de futebol.
Casas
Aves
Batendo asas.
Bolas e escola
Ciclista
E motorista.
Motoqueiros.
Coqueiros
Passeio.

Depoimento da Aluna Rebeca Rogéria: Eu acho muito legal ver meu texto no blog da minha escola e qualquer pessoa pode ler. Gostei muito de ser escolhida e minha mãe ficou muito orgulhosa por isso quero sempre me esforçar e dar meu melhor.

10 comentários:

  1. achei muito legal as poessia
    nome=Thalles costa da silva
    data=30/11/2010
    nomedaescolha=Escolha André Freiré
    série=7ºano F

    ResponderExcluir
  2. oi Thaís Cristina adorei seu poema porque conta de como você adora seu bairro e sua escola.
    Kathleen 7ºF
    Escola André Freire

    ResponderExcluir
  3. gostamos muito dessa poesia pois fala do lugar onde moramos !!!

    nome:sabrina e mikaella
    série:6ºb
    escola:andré freire

    ResponderExcluir
  4. eu achei muito legal o seu poema.
    larissa 4ano h
    data 01/11/2010

    ResponderExcluir
  5. Eu achei que Larissa de Assis coelho tem um talento especial o texto "O lugar onde moro" está contando o jeito que ela vê sua casa. Larissa está mostrando que não tem vergonha de falar como ela se sente em sua casa e, e como é sua casa,muitos tem vergonha de falar sobre isso eu achei issomuito legal. Pois larissa tem pelo jeito orgulho de seu lar.

    ResponderExcluir
  6. Nós gostamos muito do texto da Larissa de Assis Coelho. Nós tambem queremos escrever um texto para vocês da escola Ramão Gomes Portão nós agradecemos muito por esse texto maravilhoso.

    assinado: Gabriel h.e luiz Fernando
    Da escola Andre Freire.
    Parabens para todos.

    ResponderExcluir
  7. o texto acima é de Natalia Estefania do 4ºano h

    ResponderExcluir
  8. Eu achei esse texto muito bonito porque ele
    foi muito criativo eles se dedicaram.

    Flaviane 4º ano H
    Escola Andre Freire.

    ResponderExcluir
  9. Rebeca gostei muito da sua poesia!Você é d+.Eu te conheço e sei que você é muuito inteligente. DANIELA-8ºano G.-André Freire

    ResponderExcluir
  10. REBECA LINDO SEU TEXTO ESTOU MUITO ORGULHOSA DE VER MINHA FILHA INTELIGENTE E SE ESFORÇANDO SEMPRE PARA SE DESTACAR PARABÉNS MINHA FILHA ME ORGULHO DE VOCÊ BJSS SUA MÃE QUERIDA

    ResponderExcluir

Seu comentário alegrou nosso Blog!
Obrigada!