quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dramatização Navio Negreiro

Os alunos dos 6º aos 8º anos da EMEF. “Ramão Gomes Portão” apresentarão uma dramatização sobre a vinda dos negros da África para o Brasil no chamado Tráfico Negreiro.
Nos conflitos tribais na África, os derrotados eram feitos prisioneiros e escravizados. E a partir do séc. XV foram transportados para o litoral e negociados com os brancos europeus. As moedas de troca eram tabaco, rum, bugigangas em geral.
Os negros eram transportados nos porões dos navios, sem ventilação, colocados lado a lado e acorrentados. Ali se alimentavam, faziam suas necessidades e dormiam. Eram maltratados o tempo todo, chicoteados, esbofeteados, mal alimentados. Segundo estimativas históricas, cerca de 40% dos negros traficados morriam na viagem. Porém, para os brancos, era um negócio muito lucrativo, chegando à média de 800% de lucro.
Ao chegare no Brasil, os negros recebiam tratamento, como banhos, limpavam suas cabeças e passavam óleo em seus corpos para serem vendidos, leiloados.
Depois de vendidos eram levados para os engenhos de açúcar, minas e mais tarde às fazendas de café, onde se tornavam “as mãos e os pés dos Senhores de Engenho”.
Professores Responsáveis: Kátia (História) e Elza (Português)

Montando o Navio Negreiro

 

2 comentários:

  1. Que bom que esta Escola está fazendo um bom trabalho com as crianças de S.Dimas. Elas estavam muito carentes de limites e amor.Parabéns à equipe.

    ResponderExcluir
  2. Vejo que os trabalhos são feitos com muito carinho, pelas fotos vejo que os alunos gostam muito da escola, aí está o segredo a escola tem que ter sabor, um bom sabor para que as crianças venham colher o mel como fazem as borboletas.

    ResponderExcluir

Seu comentário alegrou nosso Blog!
Obrigada!